- Área: 653 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Brigida González
-
Fabricantes: Sky-Frame
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício preenche um espaço na parte alta de um terreno inclinado, numa encosta com vistas para a cidade de Tübingen.
O arranjo espacial para a jovem família de cinco membros com um gato e um cão divide-se em três níveis. Áreas de serviço e um estúdio no nível inferior, salas individuais para pais e filhos no andar superior e o nível do jardim com uma espaçosa sala de estar comum.
A forma escultural do edifício abre-se ao vale do rio Neckar e seus pontos de vista. O volume e suas bordas claras criam uma forma bem definida conscientemente emergindo como uma estrutura independente de seus arredores. Sendo bastante fechada às casas vizinhas, o edifício está concentrado nas vistas panorâmicas da encosta Swabian Alb.
Articulada por juntas precisas, o volume em concreto polido é revestido com painéis de alumínio anodizados precisamente posicionados nas áreas de transição entre estrutura e exterior. Essas reentrâncias dobradas referenciam-se aos diferentes níveis do contorno topográfico e transmitem a paisagem para o interior. Assim, o jardim é acessível a partir de todos os três níveis.
A planta poligonal abrangendo o pátio privado gera uma tensão excitante na escultura viva. Piscina e garagem são deslocadas e definem as áreas ao ar livre.
O volume massivo concede ao interior uma sensação de segurança direcionando as vistas para aberturas de janelas acentuadas e permitindo simultaneamente uma incidência de luz ideal para o interior. Os espaços de armazenamento necessários são integrados como móveis embutidos nas paredes e harmonizam com o design luminoso e a facilidade do conceito espacial. O piso interno continua nas áreas externas e na parte da piscina.
O suprimento de energia sustentável é realizado por uma bomba de calor ar / água e um conceito de ventilação natural. No inverno tem-se conforto térmico através de sistemas de aquecimento de área e no verão a temperatura é agradável mesmo sem ar condicionado. Pré-condicionado, o ar fresco no verão e o ar pré-aquecido no inverno são aspirados pela bomba de calor.
A fachada de vidro no lado sul permite ganhos solares passivos nas estações frias. Sistemas externos de sombreamento têxteis protegem contra o superaquecimento no verão. O conceito de ventilação natural garante um fluxo térmico através dos três pisos e uma boa qualidade do ar interior.
O pátio do piso inferior forma uma forte correspondência espacial e climática com os terraços ao ar livre. As fachadas norte, em grande parte sem janelas, são altamente isoladas termicamente.